Ancelotti critica treinadores do Brasil e Emerson Leão rebate técnico da seleção: “Não gosto de estrangeiros”
- 04/11/2025
Ancelotti é sincero sobre técnicos brasileiros
Uma cena curiosa chamou atenção durante a abertura do Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, nesta terça-feira (4). O evento contou com a presença do técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti.
O italiano demonstrou franqueza ao fazer uma avaliação geral dos técnicos do Brasil. Na sua visão, os profissionais do país pentacampeão mundial não possuem prestígio no exterior.
“Gosto de estar aqui, de viver aqui, de conhecer a estrutura do futebol brasileiro e também a força do treinador brasileiro. E tenho que ser honesto, não é tão forte. Porque uma das primeiras coisas que eu escutei, que não entendo, é porque o treinador brasileiro não pode treinar na Europa. Significa que a figura é um pouco fraca“, declarou Ancelotti.
Leão provoca constrangimento em Ancelotti
Na sequência do evento, Emerson Leão tomou a palavra. Mesmo com Carlo Ancelotti ao seu lado, o ex-técnico da seleção brasileira não teve papas na língua ao detonar a presença de treinadores gringos no comando do escrete canarinho.

“Eu sempre disse que eu não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. Estou falando aqui na frente da nossa casa“, disse o ex-goleiro, sendo observado por Ancelotti.
Leão alfinetou ‘invasão’ de técnicos estrangeiros no Brasil
Para Emerson Leão, que também se mostrou contrário a Neymar na seleção brasileira, a culpa da ‘invasão’ dos técnicos gringos é dos próprios profissionais brasileiros.
“Não suportaria treinador [estrangeiro]. Já falei isso e não minto, não mudo a minha opinião, mas tenho que ser inteligentemente suficiente para dizer que nisso tudo tem um culpado. Nós! Nós treinadores somos culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso“, pontuou, com Ancelotti testemunhando o desabafo.
Leão finalizou: “Não estamos falando de nome, não estamos falando de nacionalidade, estamos falando de erro nosso. Eu já parei, eu não sou mais treinador, não sou mais atleta, mas continuo dando a minha colaboração quando solicitado“.



















